Fone: (11) 3101-3666 - Fax (11) 3242-3518
Pesquisar
Pesquisar

Notícia


Normas Internacionais de Proteção à Relação de Trabalho
Normas internacionais de proteção à relação de trabalho 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi fundada em 1919 com o objetivo de promover a justiça social. No Brasil, a OIT mantém representação desde 1950, com programas e atividades que têm refletido os objetivos da Organização ao longo de sua história.

Juristas de renome, como o ex-juiz da Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas, Francisco Rezek, opinam que “a grande novidade trazida pela OIT foi a de colocar, no plano internacional, discussões que até então pertenciam exclusivamente ao plano interno dos países – as relações de trabalho”.

As principais normas produzidas pela OIT são as Recomendações e as Convenções. As Recomendações são instrumentos opcionais, que tratam dos mesmos temas que as convenções, e estabelecem orientações para a política e a ação nacional. Já as Convenções são tratados internacionais sujeitos a ratificação dos países membros.

Além destas duas formas oficiais, a Conferência Internacional do Trabalho e todos os órgãos que formam a OIT freqüentemente elaboram acordos sobre outros documentos, tais como códigos de conduta, resoluções e declarações.

Estes documentos têm um efeito normativo, mas não fazem parte do sistema de normas internacionais do trabalho.

Neste levantamento, o DIAP sistematiza dados acerca das Convenções da OIT. Essas normas possuem natureza jurídica de tratados internacionais. A fonte original das informações é o portal do escritório da OIT no Brasil.
Classificação
Das 183 Convenções da OIT aprovadas até junho de 2001, as deliberações da estrutura tripartite da OIT designaram oito como fundamentais, as quais integram a Declaração de Princípios Fundamentais e Direitos no Trabalho da OIT (1998).

Estas convenções devem ser ratificadas e aplicadas por todos os Estados Membros da OIT.

Entre as convenções fundamentais, o Brasil somente não ratificou, até o momento, a Convenção 87, que trata da liberdade sindical e proteção do direito de sindicalização.

Outras quatro convenções referem-se a assuntos de especial importância e são consideradas prioritárias. Entre as prioritárias, falta o Brasil ratificar a Convenção 129, que trata da Inspeção do trabalho na agricultura.

As demais convenções são classificadas em 12 categorias.

Veja a seguir tabela com as convenções fundamentais e as prioritárias da OIT e o respectivo conteúdo, bem como tabela com todas as convenções ratificadas, denunciadas e as que estão pendentes de adesão pelo Brasil.

Aplicação das convenções
Segundo informações disponíveis no Portal da OIT, cada Estado-Membro é obrigado a apresentar a cada dois anos um relatório sobre as medidas adotadas para aplicar, na legislação e na prática, as convenções ratificadas.

Esses relatórios também devem ser encaminhados para as organizações de empregadores e trabalhadores, para que tenham a possibilidade de comentá-los.

Os relatórios são examinados por um Comitê de Especialistas na Aplicação de Convenções e Recomendações, composto por 20 personalidades jurídicas e sociais independentes.

Cabe ao Comitê apresentar relatório anual à Conferência Internacional do Trabalho, que o utilizará no acompanhamento da aplicação das normas.

Em paralelo, poderão as organizações de empregadores e trabalhadores iniciar processos de reclamação`, denunciando o Estado-Membro pelo descumprimento de uma Convenção.

Estas denúncias são analisadas pelo Conselho de  Administração, que pode nomear uma comissão tripartite para investigar a questão.

Por outro lado, todos os Estados Membros podem apresentar denúncias ao Secretariado da Organização Internacional do Trabalho contra outro membro que não esteja cumprindo corretamente uma Convenção.

Estas queixas são analisadas pelo Conselho de Administração, que pode criar uma Comissão de Investigação para o caso.

Em última instância, os governos podem submeter um desacordo quanto ao cumprimento das normas internacionais ao Tribunal Internacional de Justiça.
 
Fonte:
Diap
 
Fonte:
Diap



FECOESP - Federação dos Empregados em Edifícios e Condomínios do Estado de São Paulo.
E-mail: contato@fecoesp.com.br
Rua Santo Amaro, 232 sobreloja B - Centro - Fone: (11) 3101-3666 - Fax (11) 3242-3518
Desenvolvido por Agência Lorem

Sua mensagem foi enviada com sucesso.


Em breve entraremos em contato com você.

Ocorreu um erro ao enviar sua mensagem.


Preencha os campos corretamente.

Os campos * são obrigatórios.


Preencha os campos corretamente.